Pesquisar

Como nasceu a União Europeia?

Depois da II Guerra Mundial era altura de repensar o território e a sua organização, para além da questão da segurança. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, instituída em 1951 pelo Tratado de Paris, foi o primeiro passo de uma já longa história.

Depois  deste primeiro passo concreto com vista à integração económica e também com o intuito de prevenir uma III Guerra Mundial, chega o Tratado de Roma, a 25 Março de 1957, que agrega a França, a Itália, a Alemanha, a Bélgica, o Luxemburgo e a Holanda. Está criada a Comunidade Económica Europeia.

A este “clube dos seis”, há outros países a quererem juntar-se para ampliar a ausência de restrições aduaneiras e a união política. Desde então, o número de países tem aumentado e a nomenclatura foi sendo alterada. A Comunidade Europeia é assinada no Tratado de Maastricht e a União Europeia é instituída pelo Tratado de Lisboa, em 2007.

Mas as mudanças continuam. Desde que a peça que aqui podes ver foi feita, já houve mais um Estado membro a entrar para a União Europeia: a Croácia. São agora 28, os países que compõem a União Europeia.

Ficha Técnica

  • Título: História da União Europeia
  • Tipo: Peça
  • Autoria: RTP
  • Produção: RTP

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui