Pesquisar

"Eurico, o Presbítero", de Alexandre Herculano

Este é o primeiro romance histórico da literatura portuguesa. O autor quis mobilizar a sociedade e refundar a identidade nacional do século XIX. Para isso, criou um padre-guerreiro medieval que derrota os inimigos, por amor e por dever à pátria.

Alexandre Herculano (1810 – 1877) teve uma grande influência na sociedade portuguesa do século XIX. Participou nos confrontos entre absolutistas e liberais, apoiando os últimos na revolta do Porto, foi exilado em Inglaterra e França, onde se familiarizou com historiadores e com o romantismo em voga na literatura europeia.

De regresso a Portugal, Herculano traz na bagagem a influência que quebra com o racionalismo do século anterior e defende o ideal do indivíduo, do amor, da mulher e do sonho.

Fundador de revistas e jornais é também o primeiro criador de romances históricos na literatura portuguesa. Em 1844,  criou o primeiro super herói nacional: Eurico, um presbítero de Carteia (perto de Gibraltar) que se tinha refugiado no sacerdócio para fugir a um desgosto de amor, no século VIII. O padre fora antes um guerreiro na corte da Cantábria, que se apaixonara por Hermengarda, filha do duque desse território. Mas este não o considerava digno da filha e não autorizou o casamento.

O retiro de Eurico é, no entanto, interrompido por uma invasão muçulmana. O antigo guerreiro não resiste ao apelo às armas, torna-se num cavaleiro misterioso, vestido de negro,  que irrompe pelo campo de batalha, devastando os exércitos inimigos, defendendo e vingando os seus antigos companheiros visigodos. Pelo caminho, resgata das mãos dos infiéis, a sua apaixonada feita prisioneira , mas  escolhe continuar a lutar, abandonando-a desta vez por dever e pela pátria.

Numa época em que Portugal recuperava das invasões francesas, entre 1807 e 1810, e das guerras civis que opuseram absolutistas e liberalistas, de 1832 a 1834, Alexandre Herculano cria o herói romântico de que o país precisava para renovar o panorama intelectual ou mesmo recriar a identidade nacional.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros - "Eurico o Presbítero" de Alexandre Herculano
  • Tipo: Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.