Francisco Tenreiro, expressão da negritude

Poeta e ensaísta, foi voz da mestiçagem, da negritude e da africanidade, e deu expressão ao homem negro global e à 'nova' África. É uma das figuras de maior destaque na cultura e na história de São Tomé e Príncipe no século XX.

Francisco José Tenreiro nasceu na ilha de São Tomé a 20 de Janeiro de 1921, filho de um administrador português e de uma africana. Partiu ainda muito novo da calmaria ‘leve-leve’ são-tomense rumo a Lisboa, onde se tornou homem. Formou-se em 1961 como geógrafo na Universidade de Lisboa e trabalhou como professor no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina. Foi ainda deputado de São Tomé e Príncipe na Assembleia Nacional Portuguesa, mas foi na poesia que se realizou e imortalizou.

Os anos 1960 eram de ímpetos de luta pela liberdade, e em países como EUA e França levantavam-se vozes intelectuais negras, não só pelos seus direitos, mas pela identidade dos povos africanos. Tenreiro queria exprimir esta nova África, a fusão das culturas nativas, mostrar um homem negro global. Os seus trabalhos, ensaios na maioria, nas áreas da geografia, sociologia e história, foram publicados por diversos jornais e revistas.

A sua primeira obra, ‘Ilha de Nome Santo’, foi publicada em 1942 e nela Tenreiro apela ao respeito de todas as raças: “nasci do negro e do branco / e quem olhar para mim / é como se olhasse / para um tabuleiro de xadrez” (…) “E tenho no peito uma alma grande, / uma alma feita de adição”. Em 1953, em conjunto com o angolano Mário de Andrade, volta a arriscar na ousadia e publica em Lisboa ‘Poesia Negra de Expressão Portuguesa’ –  uma antologia de textos de novos intelectuais africanos. Era a assumpção da ‘Africanidade’. Em 1961 publica o  primeiro ensaio, ‘A Ilha de São Tomé’, onde refuta a ideia de escravidão no arquipélago durante o século XVI. no ano seguinte dá por concluído o segundo livro de poemas, ‘Coração em África’, que já não viu ser publicado, por ter falecido em 1963.

“Ariane”, de Miguel Torga
Veja Também

“Ariane”, de Miguel Torga

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Africanos
  • Tipologia: Programa de Televisão
  • Autoria: Milene Matos Silva
  • Produção: Companhia de Ideias para a RTP
  • Ano: 2014