Pesquisar

Quantos são os Eurodeputados

Entre os 751 deputados Europeus, Portugal conta com cerca de duas dezenas de representantes. O número já foi maior, mas diminuiu ao longo dos últimos anos com os sucessivos alargamentos da União Europeia.

Em 1987, foram eleitos 24 eurodeputados portugueses. No final dos anos noventa o número chegou a ser de  25, mas desde 2014 que são eleitos apenas 21 eurodeputados.

Atualmente o Parlamento Europeu tem 751 eurodeputados em representação dos vários estados membro e Portugal vai continuar a eleger 21 representantes.

O número de deputados por estado membro depende em muito dos dados demográficos. À partida se um país tem mais população terá maior número de deputados no Parlamento Europeu.

Ainda assim as regras tentam proteger os países mais pequenos e dão-lhes mais lugares do que teriam se, se olhasse apenas para a demografia.

A Alemanha é o estado membro com maior peso populacional e por isso vai eleger mais eurodeputados. Seguem-se a França, a Itália e o Reino Unido. Tal como Portugal, Grécia e República Checa também só contam com 21 eurodeputados enquanto Malta, Chipre e Luxemburgo são os países com menor representação, com apenas seis parlamentares.

Ficha Técnica

  • Título: Quantos são os eurodeputados?
  • Tipo: Infografia
  • Autoria: Andreia Martins/ Sara Piteira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui