Pesquisar

Relembrar a caça à baleia nos Açores

Em 1964, o alemão Ulrich Sheer esteve no Açores para estudar aves, mas durante várias semanas fotografou e filmou a atividade dos baleeiros de São Miguel. Em 2011 regressou à ilha para se reencontrar com antigos profissionais daquela atividade e voltar a ver cachalotes.

A caça à baleia foi uma importante atividade económica desenvolvida pelos açorianos e nas Capelas, ilha de São Miguel, perdurou até meio dos anos setenta do século passado. Foi neste local que o jovem estudante alemão de biologia passou três semanas acompanhando a captura e o processamento de diversos cetáceos.

Os animais eram transformados em fábricas e vendidos, representando um importante contributo financeiro para o orçamento das famílias das ilhas. A captura de baleias em Portugal terminou em 1987 quando o governo subscreveu os tratados internacionais que previam o fim da caça a estes animais.

Ulrich Sheer regressou aos Açores em 2011 e foi acompanhado pela RTP no seu reencontro com alguns baleeiros que conhecera em 1964.

Ficha Técnica

  • Título: Reencontro com as baleias
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Herberto Gomes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui