Ruínas em Castelo de Vide ilustram a vida rural na Idade Média

Os restos desta quinta situada na zona da Tapada das Guaritas pertencem a vários edifícios utilizados entre os séculos V e XII. O trabalho arqueológico permitiu identificar utensílios e estruturas que ajudam a compreender como ali se vivia nesse período.

A zona foi escavada a primeira vez em 2014, altura em que foram reveladas diversas ruínas que, tanto naquele escavação como nas que se seguiram, permitiram conhecer melhor a vida nos meios rurais durante o período da Alta Idade Média.

Para além de restos de cerâmicas  – panelas, taças e potes – os arqueólogos acreditam ter descoberto também vestígios de um lagar de azeite, uma casa de habitação com lareira, mós, material de tecelagem e escórias, tudo material que confirma a convicção de que se trata de facto de uma quinta ou granja.

Nesta reportagem pode ouvir depoimentos de Sara Prata, do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa; Miguel Nunes, Aluno de Arqueologia da Universidade Nova de Lisboa e António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Celeiro da História, um museu em Vila do Bispo
Veja Também

Celeiro da História, um museu em Vila do Bispo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Escavações Arqueológicas em Castelo de Vide
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: António Nunes Farias
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014