O “Caso Dreyfus”
O caso Dreyfus foi um escândalo que dividiu a França nos finais do século XIX, envolvendo a acusação e condenação de um jovem capitão do exército, Alfred Dreyfus, por traição.
Foi no dia 22 de dezembro de 1894 que foi proferida a sentença, após um breve julgamento, feito em tribunal militar e à porta fechada, de prisão perpétua. Dreyfus foi acusado de passar documentos militares secretos ao exército alemão. Foi destituído da sua patente e enviado para a Ilha do Diabo, a prisão militar francesa na Guiana, onde viveu vários anos até à reabertura do processo, após o escândalo que rebentou junto da opinião pública francesa.
- Qual o motivo da controvérsia?
O Caso Dreyfus poderia ter sido rapidamente resolvido e nunca ter atingido qualquer notoriedade. Os serviços de contra-espionagem franceses fizeram uma investigação mais profunda e detetaram vários erros no processo, com o surgimento de indícios seguros de que se tinha tratado de uma injustiça.
O que verdadeiramente transformou o assunto num Caso nacional foi a forma como os responsáveis do exército francês ocultaram informações e forjaram documentos, agravando a pena de Dreyfus. Rapidamente alastrou pela opinião pública a ideia de que o capitão fora um bode expiatório num processo viciado à partida, que fora incriminado por ser judeu e que as autoridades militares procuravam sobretudo salvar a face da instituição militar à custa do sacrifício de um inocente.
- Que efeitos teve?
O Caso Dreyfus abalou profundamente a confiança dos franceses nas suas instituições e na sua justiça e dividiu a sociedade francesa entre apoiantes e detratores do capitão, fazendo emergir o anti-semitismo latente e as frustrações nacionalistas da França, humilhada após a derrota sofrida em 1870.
Ficou célebre o envolvimento do escritor Emile Zola, com a publicação de um violento manifesto de apoio a Dreyfus, o “J’Accuse”.
Quanto ao capitão, veio a provar-se que as acusações eram falsas. Só em 1906 foi reabilitado e novamente incorporado no exército. Serviu a França na I Guerra Mundial e veio a falecer em 1935. O Caso com o seu nome, porém, continua a ser revisitado e estudado como exemplo paradigmático de injustiça de Estado.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Os Dias da História - Início do “Caso Dreyfus”, em França
- Tipologia: Programa
- Autoria: Paulo Sousa Pinto
- Produção: Antena 2
- Ano: 2016
- Alfred Dreyfus: Aron Gerschel (1890) Museu de arte e história do judaismo