O castro de Sabrosa
Situado a alguns quilómetros da vila com o mesmo nome, o Castro de Sabrosa foi ocupado entre a Idade do Ferro e a Época Medieval. Nesta reportagem assistimos à reconstituição do que seria a vida neste povoado, promovida por um grupo de alunos.
Esta estrutura, escavada nos anos 70 do século XX, há muito que era conhecida localmente como o castelo da Sancha, apresentando três conjuntos de muralhas, um fosso duplo, pelo menos um torreão e várias habitações.
Entre os materiais encontrados durante as escavações destacam-se fragmentos cerâmicos que podem ser encontrados no Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Entre os achamentos há também bolas de funda em quartzo leitoso, um machado em ferro, fíbulas e moedas romanas entre outras peças.
Nesta reportagem pode acompanhar as declarações de Margarida Freitas, uma das organizadoras da deslocação dos estudantes; os alunos José Carlos e Dinis Rodrigues; José Marques, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, e Dina Pereira, Arqueóloga.
Ficha Técnica
- Título: Castro de Sabrosa
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Rui Sá
- Produção: RTP
- Ano: 2010