A Madeira e a Viagem do Açúcar (I)

Da Polinésia à Madeira

No primeiro episódio desta série dá-se a conhecer a história da expansão mundial da cultura do açúcar, considerado um produto de luxo durante muito tempo. Aborda-se ainda a descoberta da ilha da Madeira, a forma como foi colonizada e como o açúcar se tornou central para o seu desenvolvimento nos séculos XV e XVI.

Foi na Papua Nova Guiné que, entre 9 e 8 mil anos antes de Cristo, se domesticou pela primeira vez a cana-do-açúcar. A sua produção estendeu-se posteriormente à Polinésia, à China, à Pérsia e a diversos locais do mediterrâneo.

O império português e o açúcar da Madeira
Veja Também

O império português e o açúcar da Madeira

O açúcar era um produto raro, um sinal de riqueza e de ostentação, quando aparecia à mesa, sendo ainda utilizado pelos farmacêuticos da antiguidade para adoçar os medicamentos. Em Portugal, a primeira referência ao açúcar data de 1339 e, no século seguinte, a Madeira irá transformar-se num dos grandes centros de produção europeus, trazendo uma riqueza e um crescimento inesperados.

A série “A Madeira e a História do Açúcar”  leva-nos a conhecer a relação que existe entre aquele arquipélago e o açúcar.  É conhecida a importância deste produto nas nossas vidas, mas desconhecemos a forma como marcou a história de Portugal e o papel que a Madeira desempenhou como plataforma de produção e desenvolvimento de uma tecnologia que se expandiu para todo o mundo.

Objetivos e medidas da política mercantilista
Explicador

Objetivos e medidas da política mercantilista

Museu de Arte Sacra do Funchal
Veja Também

Museu de Arte Sacra do Funchal

Quem eram os Moçárabes?
Veja Também

Quem eram os Moçárabes?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: A Madeira e a Viagem do Açúcar - Da Polinésia à Madeira
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Francisco Faria Paulino
  • Produção: RTP/ Edicarte
  • Ano: 2017