José Saramago: “Levantado do Chão”

José Saramago, o escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, é uma das maiores referências da literatura portuguesa. Neste documentário, com o título de uma das suas obras mais emblemáticas, somos levados a percorrer parte da sua vida.

Oriundo de uma família de agricultores, Saramago nasceu na vila da Azinhaga, concelho da Golegã, mas cedo se mudou para Lisboa. Frequentou a escola técnica e tornou-se serralheiro mecânico, apesar de sempre se ter interessado pela literatura. Publicou a sua primeira obra (Terra do Pecado) aos vinte e cinco anos, e teria de esperar praticamente três décadas para conseguir o reconhecimento público pela grandeza das suas obras.

José Saramago: “um romance meu cresce como uma árvore”
Veja Também

José Saramago: “um romance meu cresce como uma árvore”

No início da década de oitenta lança um dos romances que lhe definem o estilo: Levantado do Chão, um retrato da vida dos agricultores pobres do Alentejo. Depois, com Memorial do Convento, Jangada de Pedra, O Ano da Morte de Ricardo Reis ou o Evangelho segundo Jesus Cristo, torna-se um autor consagrado que interpreta, à sua maneira, alguns factos históricos. Escritor de causas, militante do PCP, entra após este ciclo numa fase de questionamento da sociedade que o rodeia, em livros como Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes, ou O homem duplicado. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, três anos depois, o Prémio Nobel da Literatura.

Os primeiros dias do Nobel Saramago
Veja Também

Os primeiros dias do Nobel Saramago

Acentuação dos advérbios de modo
Veja Também

Acentuação dos advérbios de modo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: José Saramago, Levantado do chão
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Alberto Serra
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008