Acentuação tónica e acentuação gráfica
Sabias que a acentuação das palavras tem duas vertentes? A acentuação diz respeito, por um lado, à sílaba mais forte, aquela que é pronunciada com maior intensidade, relativamente às restantes: a sílaba tónica. Falamos, neste caso, de acentuação tónica. Por outro lado, a acentuação diz respeito à marcação gráfica da vogal tónica por meio de um sinal gráfico: um acento agudo, grave ou circunflexo. Falamos, neste caso, de acentuação gráfica.
Acento tónico
As palavras podem ter sílabas átonas e tónicas. Chama-se acento tónico ao que recai sobre a vogal que pronunciamos com maior intensidade em cada palavra.
O acento tónico pode estar numa de três zonas das palavras, o que permite distinguir, quanto à acentuação tónica:
– palavras agudas: acentuadas na última sílaba. Exemplos: avô, chapéu
– palavras graves: acentuadas na penúltima sílaba. Exemplos: lebre, mochila
– palavras esdrúxulas: acentuadas na antepenúltima sílaba Exemplos: plástico, polícia.
Acento gráfico
Como sabes, nem todas as palavras possuem acento gráfico. O acento gráfico serve, na maior parte dos casos, para marcar o acento tónico (a vogal tónica) das palavras, mas não é necessário em todas elas, porque há muitas palavras que pronunciamos de forma correta instintivamente, por exemplo as palavras agudas terminadas em -r ou –l.
Há três acentos gráficos em português:
– agudo (´) – indica a vogal tónica aberta ou semiaberta ([a], [ε], [i], [ɔ], [u]). Exemplos: fábrica, médico, polícia, fotógrafo, anúncio, órgão, órfã.
– grave (`) – indica a contração, ou crase, entre:
a) a preposição a e o determinante artigo a(s), na palavra à(s). Exemplo: Ontem à tarde fui à praia.
b) a preposição a e os demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo. Exemplo: Refiro-me àquele projeto.
c) a preposição para e o determinante artigo o/a(s), nas palavras prò e prà, em registos que reproduzam a linguagem familiar. Exemplo: Já prà rua!
Este é o único acento que pode não incidir sobre a vogal tónica. Por exemplo, nas palavras àquele ou àquilo, que são graves.
– circunflexo (^) – indica a vogal tónica, se esta for semifechada ([α], [e], [o]) ou nasal ([α], [e], [o]. Exemplos: câmara, lâmpada, Estêvão, influência, avô, côncavo.
Regras de acentuação gráfica
Em português, as palavras levam acento gráfico de acordo com as seguintes regras:
Temas
Ficha Técnica
- Área Pedagógica: Leitura e Escrita
- Tipologia: Explicador
- Autoria: Sandra Duarte Tavares
- Ano: 2022