São Miguel: a Ilha Verde
Ilha de caldeiras, vulcões e lagoas. Em São Miguel, o vulcanismo testemunha o poder da natureza, impressionando pela sua diversidade. Contabilizam-se cerca de 500 vulcões, 35 lagoas e uma grande variedade de nascentes de águas minerais e termais.
É a maior e a mais populosa ilha dos Açores, localizada no grupo oriental. Encerra em si belas e distintas paisagens insulares e é detentora de 27 geossítios. Em São Miguel destacam-se os grandes vulcões com caldeira de colapso, a maior parte deles com lagoas – imagens icónicas da ilha – e importantes áreas de vulcanismo ativo, como são exemplos os campos de fumarolas.
A Caldeira do Vulcão das Furnas – zona de paisagem protegida -, é o geossítio terrestre de maior relevância de todo o arquipélago. Engloba a grande lagoa, diversas áreas fumarólicas, inúmeros pequenos vulcões e um sem número de nascentes com águas férreas e quentes que são uma referência mundial do termalismo.
Também a cratera que forma a Lagoa das Sete Cidades se distingue. Fruto de um vulcão poligenético, é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A lagoa verde e a lagoa azul são, na verdade, apenas uma, separadas de forma artificial. A envolvente, de anéis de tufos e domos (montes de lava arredondados), completa a extraordinária paisagem-postal deste território.
Ponta Delgada, a capital, está recheada de geossítios à espera de serem descobertos. São várias as fajãs lávicas e detríticas que se podem encontrar ao longo da costa. No subsolo da cidade, a Gruta do Carvão é o maior túnel de lava de toda a ilha. É visitável e enquanto se percorre pode aprender-se muito sobre a formação de São Miguel.
A costa norte é dominada por uma paisagem distinta que forma um promontório de dimensões apreciáveis. Mais não é do que um alinhamento de vulcões efusivos traquíticos, escarpados devido à erosão do mar, uma zona conhecida por Ponta do Cintrão. É a parte mais antiga da ilha, com mais de quatro milhões de anos.
De destacar ainda, a área paradisíaca formada pelo Ilhéu de Vila Franca. A menos de um quilómetro da costa, é a cratera de um antigo vulcão submerso. Desenha no mar um círculo quase perfeito, rodeado por paredes cobertas de vegetação endémica, abrigo de muitas aves marinhas, como os cagarros e os garajaus. Está classificado como Reserva Natural.
Geossítios da Ilha de São Miguel
- Caldeira do vulcão das Furnas
- Caldeira do vulcão das Sete Cidades
- Caldeira do vulcão do Fogo
- Caldeira Velha
- Gruta do Carvão
- Ilhéu de Vila Franca
- Lagoas do Congro e dos Nenúfares
- Ponta da Ferraria e Pico das Camarinhas
- Serra Devassa
- Vale da Ribeira do Faial da Terra e Fajã do Calhau
- Caldeira da Povoação
- Coroa da Furna - Arrenquinha
- Fajã lávica e arriba fóssil da Caloura
- Fajã lávica e ilhéus dos Mosteiros
- Morro das Capelas
- Morro de Sta Bárbara, praias e Bandejo
- Pico da Vara e Planalto dos Graminhais
- Pisão - Praia (Água d'Alto)
- Ponta do Cintrão - Ladeira da Velha
- Praias do Pópulo, Milicias e São Roque e Ilhéu de São Roque
- Rocha da Relva
- Salto da Farinha
- Salto do Cabrito e Caldeiras da Ribeira Grande
- Vale da Ribeira Quente
- Vale das Lombadas
- Fontanário da Ribeira Seca
- Campo Geotérmico do Vulcão do Fogo
Temas
Ficha Técnica
- Título: Geoparque Açores - Episódio 5
- Tipologia: Extrato de Documentário
- Produção: MEDIA 9
- Ano: 2017