Corvo, a Ilha Vulcão

O Corvo é, todo ele, um vulcão que forma a mais pequena ilha do arquipélago dos Açores. Nestes 17 quilómetros quadrados de superfície, a UNESCO distingue uma zona de especial importância para a biosfera e encontramos uma riqueza geológica invulgar.

O basalto, os traquitos, a pedra-pomes, as escórias e até os ignimbritos – outro tipo de rocha piroclástica – fazem da Ilha do Corvo um manancial geológico altamente concentrado. O território mais pequeno e setentrional dos Açores tem seis quilómetros e meio de comprimento por quatro quilómetros de largura.

Nesta área, há quatro zonas consideradas relevantes, sendo a de maior destaque o Caldeirão, que não é mais do que a cratera do vulcão, já extinto, que formou a ilha. Com quase dois quilómetros e meio de diâmetro, alberga uma lagoa e vários cones secundários, o que se traduz numa paisagem verde, idílica.

Ilha Terceira, o reino da diversidade
Veja Também

Ilha Terceira, o reino da diversidade

O único povoado do Corvo é uma fajã lávica que concentra todas as casas onde vivem menos de meio milhão de habitantes. Um articulado peculiar com habitações basálticas separadas, muitas, apenas por canadas – pequenas ruas onde só se passa a pé.

A Ilha do Corvo, bastante exposta a ventos fortes, revela altos índices de erosão, responsáveis por alterações na paisagem que lhe conferem singularidades. A Ponta do Marco é disso exemplo – uma imponente falésia situada no extremo noroeste do território, um dos locais mais altos no Atlântico.

Nidificação de aves marinhas nos Açores
Veja Também

Nidificação de aves marinhas nos Açores

Escarpas de lava no meio do oceano são ponto de paragem para aves migratórias. Nas suas viagens entre a América do Norte e África, encontram aqui acolhimento em áreas protegidas e monitorizadas, o que faz do Corvo um local de excelência no que toca à preservação de espécies marinhas.

Geossítios da Ilha do Corvo

  • Caldeirão
  • Fajã Lávica de Vila do Corvo
  • Ponta do Marco
  • Coroínha e Arriba de Pingas

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Geoparque Açores - Episódio 1
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Produção: MEDIA 9
  • Ano: 2017