"Zé Povinho", de Rafael Bordalo Pinheiro
duARTe: o que faz aqui o Zé Povinho mais o seu burrinho?
Não te deixes enganar pelo ar desgraçado deste pobre Zé coitado. Assim mesmo maltrapilho, cabelo desgrenhado, sorriso um pouco apatetado, anda há mais de cem anos a fazer um figurão com o seu animal de estimação. E tudo graças ao sentido de humor do lápis afiado de Bordalo Pinheiro, o seu criador. E que veio ele fazer ao programa do duARTe? Mostrar que também é uma verdadeira peça de arte... popular!
Aqui temos um desenho que em tudo é certeiro. Simples, mas eficaz a retratar os males que o povo português sofria no século XIX. Explorado, enganado, era uma espécie de bombo da festa dos governantes. À custa desta caricatura o seu criador, o caricaturista, ceramista e ilustrador Rafael Bordalo Pinheiro ridicularizava, provocava, zombava. Fazia rir e pensar, o que é próprio do humor inteligente. O Zé Povinho passou a ser boneco nacional, primeiro no papel, depois na cerâmica. Ah! E tem por hábito fazer um gesto feio aos políticos que não podes nunca repetir. Ouviste, duARTe?
O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista deste série lúdico-didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.
Ficha Técnica
- Título: duARTe, uma peça de Arte - Ep.05 /Temp.1
- Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
- Produção: Cacto Animation Studios
- Ano: 2022