"O Lavrador de Café", de Candido Portinari
duARTe: quem é, quem é este Lavrador de Café?
Um homem do povo cabe inteiro neste quadro. O corpo é muito grande, quase exagerado. Braços, pernas, mãos e pés parecem mesmo deformados. Com que propósito terá sido assim pintado? Vamos investigar o que se passa na famosa tela do artista brasileiro, Candido Portinari. Ora, para isso, precisamos de regressar a 1934. Arranjas lugar para nós na tua máquina do tempo, duARTe? Sim?! Então, leva-nos a conhecer o "Lavrador de Café".
Aproxima-te do retrato: em primeiro plano vês um homem negro, enorme e cansado. Repara bem que nem sapatos tem. Não é uma escolha, trabalha com os pés na terra por ser muito, muito pobre. Esta figura humana pintada por Candido Portinari é um bocadinho do Brasil do início do século passado. Representa o povo, a miséria e o sofrimento; questões que também definiram a obra realista deste grande pintor. Portinari usava a Arte para revelar, denunciar estes e outros problemas. Sabes que idade tinha quando começou a dar as primeiras pinceladas? Nove anos, imagina. E, afinal, quem é o modelo por detrás da personagem desta triste história? Vamos já revelar a identidade do “Lavrador de Café”.
O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista desta série lúdico- didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.
Ficha Técnica
- Título: duArte, uma peça de Arte - Ep.12
- Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
- Produção: Cacto Animation Studios
- Ano: 2022