O que é isso de ativismo climático?
Quem são os ativistas climáticos, em Portugal, e de que forma agem? O Magazine Biosfera foi conhecer junto dos protagonistas do movimento as suas causas e porque optam pela ação direta e mesmo pela desobediência civil.
Num olhar imediato poderíamos caraterizar os ativistas do clima como jovens, estudantes e propensos a ações de rua. No entanto, este é um movimento muito mais heterogéneo. Há quem dedique a vida e a carreira profissional à defesa da causa, como biólogos ou advogados. Em Portugal, a ação dos defensores climáticos tem-se pautado por greves, manifestações e ocupação do espaço público de forma pacífica, longe das intervenções mais radicais pelo que se fazem notar estes grupos noutros países.
Mas o seu trabalho, menos visível, passa também pela promoção da literacia climática, ações de denúncia e judiciais, bem como por esforços no sentido de influenciarem as políticas públicas junto dos decisores políticos. A defesa do meio ambiente dos riscos das alterações do clima e da consequente perda de biodiversidade apoia-se no envolvimento das ONGA (Organizações Não Governamentais Ambientais) e da sociedade civil e desdobram-se em várias áreas.
Com a crescente preocupação em torno das mudanças climáticas, organizações ambientais começaram, no final dos anos 80, um pouco por todo o mundo, um movimento social para exercer pressão sobre governos e indústria. Passadas três décadas, existem em Portugal cerca de três centenas de grupos que acreditam no bom exercício da cidadania ambiental e na democracia participativa para um planeta mais saudável.
Ficha Técnica
- Título: Biosfera - episódio 12, temporada 21
- Tipologia: Extrato de Programa
- Produção: Farol de Ideias para a RTP
- Ano: 2023