Indianos, desde sempre portugueses

A Índia corre-lhes nas veias, mas são cidadãos portugueses há várias gerações. Primeiro Goa, depois Angola e Moçambique, antes da chegada a Portugal, no pós-25 de Abril. A reportagem retrata a comunidade indiana a viver em Portugal e as ligações entre os dois países no século XXI.

Estima-se que, em 2022, mais de 34 mil cidadãos indianos vivessem em Portugal. Um número que aumentou quase cinco vezes no espaço de uma década. No entanto, os dois países têm laços muito antigos, que começaram com a chegada dos navegadores lusos às terras banhadas pelo Índico, no século XV. No sentido inverso, os indianos rumaram a Portugal já no século XX e muitos deles com passagem, primeiro, por Angola e, particularmente, por Moçambique.

São cidadãos portugueses, ainda que o tom de pele, a religião – hindus, sikhs, muçulmanos, mas também católicos – e os costumes, os levem a ser diferenciados nas maiores cidades portuguesas onde se instalaram. Principalmente em duas fases, durante o século XX: nos anos 60, quando o estado indiano tomou Goa a Portugal e após o 25 de Abril, com a retirada de muitos cidadãos portugueses de África. Moçambique, sobretudo, tinha uma grande população de origem indiana.

A invasão de Goa vista pelo repórter
Veja Também

A invasão de Goa vista pelo repórter

É uma comunidade que se respeita nas tradições. Casamentos entre iguais são ainda comuns, em festejos fiéis aos de origem. A comida é outro elo que os mantém ligados ao país natal. As especiarias, que tanto atraíram os portugueses em tempos idos, continuam a ser uma fonte de prazer que se mistura, hoje, com as iguarias nacionais. Mas a vinculação à Índia faz-se, na atualidade, também através de novas atrações, como a dança e o cinema, que tanta fama têm alcançado mundo fora e se tornaram uma importante fonte de rendimento.

Socialmente discretos, os portugueses de origem indiana conseguiram alcançar sucesso por onde passaram. Dedicam-se sobretudo ao comércio, uma tradição, dizem, alcançada em África. Ainda que muitos sejam reconhecidos sobretudo pelos familiares negócios de rua – as famosas drogarias tornaram-se imagem de marca desta comunidade -, a verdade é que se distinguem também na alta finança, na hotelaria e no imobiliário, onde conquistaram um espaço nobre.

A comunidade hindu em Portugal
Veja Também

A comunidade hindu em Portugal

Na rota das especiarias
Veja Também

Na rota das especiarias

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha Da Frente - E a Índia Aqui Tão Longe, temporada 6
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Ana Rita Freitas / Carla Quirino / António Nunes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014