Volta ao Mundo em Cem Livros
“Hamlet”: a mais longa tragédia de Shakespeare
Esta é a peça mítica do atormentado príncipe que nunca herdará o reino da Dinamarca. Entre a razão e a loucura, o ser ou não ser, Hamlet é o fascinante protagonista de um enredo tão complexo como complexa é a natureza humana. Por isso, a obra de Shakespeare, apesar de ter já mais de 400 anos, surpreende sempre. Temos tragédia neste programa literário.
O regresso é um lugar estranho para Hamlet. O país que deixou parece o mesmo, a casa onde cresceu parece a mesma, mas o ar que ali se respira está infetado pelo mal. O mundo de sombras que paira sobre Elsinore contamina o coração do jovem príncipe. Em tudo o que o rodeia sente e pressente dissimulação, mentira, traição. Na morte repentina do pai, no casamento apressado da mãe com o tio, irmão do morto, talvez o seu assassino, talvez o usurpador da coroa. A dúvida toma-lhe o espírito; o gentil Hamlet transforma-se noutro, insano, incoerente, cínico, melancólico, ameaçador.
As personagens que com ele se cruzam nesta complexa tragédia de William Shakespeare acabam arrastadas, enredadas numa crise existencial crescente, numa febril ideia de vingança. O competente Polónio, o fiel Horácio, a doce e amada Ofélia não conseguem impedir a catástrofe que se faz anunciar a cada ato. O fantasma do pai assombra-o, na caveira do bobo Yorick que segura entre as mãos, a morte mostra-se-lhe sem pudor, descarnada.
Hamlet procura a verdade. Houve crime? As coisas assumem caminhos imprevistos na história do triste príncipe, escrita no século XVI, e que com palavras desse tempo tão bem representa todos os tempos, os defeitos e humanas virtudes. Para a jornalista Alexandra Lucas Coelho, Hamlet continua a ser a nossa grande questão, “o espectro que nos assombra”.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Volta ao Mundo em Cem Livros
- Tipologia: Programa Literário
- Autoria: Alexandra Lucas Coelho
- Produção: RTP
- Ano: 2023