Deus Cérebro
Neurotecnologia e genética: ambições sobre-humanas?
O nosso cérebro evoluiu tanto que chegou ao limite e precisa agora de apoio tecnológico para ir mais além? A matéria é de relevo para a ciência do século XXI, mas são inúmeras as dúvidas sobre o preço a pagar por capacidades super-humanas. Perigo e questões éticas digladiam-se com a ambição da mutação genética e da fusão corpo-computador.
O homem tem moldado o planeta à medida das suas exigências e com isso veio a destruição. Parece agora pretender uma mudança no próprio corpo e no cérebro para se adaptar ao planeta. A inteligência e outras capacidades mentais evoluíram mais no ser humano do que em outras espécies. Já os sentidos não tiveram o mesmo percurso. Não temos o olhar com maior acuidade da natureza, nem o olfato mais apurado, por exemplo. Cada espécie parece ter seguido caminho com as ferramentas que lhe eram mais necessárias.
No entanto, a tecnologia e a genética vêm dar novas dimensões às capacidades dos seres humanos. A tal ponto que nos questionamos: quanto tempo até aos ciborgues? A fusão tecnologia/corpo pode ter duas razões: médicas ou voluntárias, ambas para o alcance de novas competências. Mas estaremos apenas perante benefícios? Neurocientistas de relevo mundial alertam para a ultrapassagem do que é o limite do cérebro do homem. Desde logo surge a questão se será legítimo subverter a natureza. E os perigos da máquina se substituir ao humano e o dominar?
Sendo o homem ambicioso por natureza e desde sempre pretender o domínio do planeta, parece ser apenas uma questão de tempo até à fusão se tornar comum. Hoje, uma prótese física é algo banal. O implante de chips de localização, por exemplo, já não espanta ninguém. Não é, por isso, de admirar que alterações genéticas e fusão neuro tecnológica se tenham tornado discussão do domínio público e não apenas do meio científico.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Deus Cérebro, Inesgotável - episódio 4
- Tipologia: Extrato de Documentário
- Autoria: António José de Almeida
- Produção: PANAVÍDEO p/RTP
- Ano: 2020