O Lugar da História
João XXI: Uma Vida de Dúvidas e Mistérios
Como é que um bispo de um pequeno reino periférico como Portugal conseguiu, no século XIII, chegar ao lugar de chefe máximo da Igreja Católica? Este documentário conta a história do único papa português, João XXI. Um homem cuja vida e morte continuam envoltas em mistério.
De seu nome Pedro Hispano, ou Pedro Julião, foi também médico e matemático, além de professor e filósofo. É considerado um dos maiores intelectuais do seu tempo. Nascido em data incerta, entre 1205 e 1220, provavelmente em Lisboa, a sua vida permanece rodeada de contornos algo misteriosos. Há quem aponte ter sido filho do chanceler real, dada a sua proximidade à corte. De resto, foi a ligação a Afonso III que o fez ascender na hierarquia da Igreja Católica, em Portugal. No entanto, a dificuldade em ser eleito bispo de Lisboa fê-lo optar por deixar o reino.
Estudou em Paris, ao lado de grandes nomes do cristianismo como São Tomás de Aquino. Em Siena, terá vivido como médico e professor universitário, onde terá escrito um tratado que se tornou manual de referência sobre a lógica aristotélica durante mais de três séculos. Tal tratado – Aristóteles questionava a criação do mundo pela mão de Deus -, bem como outras “ideias do diabo” que terá trazido de Paris, foram usados pelos seus contestatários para denegrir a sua imagem enquanto Papa, cargo para o qual foi eleito em 1276.
Na época, era usual filósofos e cientistas gravitarem em torno da Cúria Romana, onde terá sido médico do Papa Gregório X. Durante o seu pontificado de apenas oito meses, João XXI dedicou-se sobretudo ao estudo – homem que era pouco dado à governação. Ainda assim, deixa como marcas a tentativa de unir a Igreja oriental e a ocidental e de promover a paz entre os reinos europeus. Morreu em circunstâncias pouco esclarecidas, vítima de uma suposta derrocada no Palácio de Viterbo – à época, a residência papal.
A vida e a obra de Pedro Hispano levantam até hoje muitas dúvidas aos que se têm dedicado ao seu estudo, sobretudo devido ao imenso número de documentos e livros que lhe são atribuídos, bem como aos vários estilos neles encontrados. De tratados de lógica, a receituários médicos, há quem acredite que toda essa literatura pode, na verdade, ser pertença de três homens diferentes.
Ficha Técnica
- Título: O Lugar da História: Mistério em Viterbo
- Tipologia: Documentário
- Autoria: Anabela Saint-Maurice / Fernando Rocha / Helder Oliveira / Nuno Patrício / José Rui Rodrigues
- Produção: RTP
- Ano: 2000