Porque é que temos quatro estações?
O planeta terra move-se de duas formas: por rotação, girando em torno do seu próprio eixo, num movimento que dura 24 horas e dá origem ao dia e à noite. Qual é a outra? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
E por translação: rodando à volta do sol. Este movimento é bem mais longo…Dura 365 e seis horas. Os dois movimentos, que marcam a posição do planeta em relação à exposição solar, resultam nas estações do ano.
A Terra está dividida em dois hemisférios: o norte e o sul. À medida que o planeta vai avançando na sua rota em redor do sol, há um dos hemisférios que fica cada vez mais perto do sol e o outro mais longe. No hemisfério que fica mais perto do sol é verão e no que fica mais longe é inverno.
Nos trópicos as variações entre estações são menos sentidas. Portugal tem um clima ameno ou temperado, por causa da zona geográfica em que está.
O início das estações é marcado pelo equinócio e pelo solstício. O equinócio acontece em março e em setembro e marca o começo da primavera e do Outono. A posição do sol faz com que os hemisférios fiquem iluminados da mesma forma, tendo a noite e o dia a mesma duração. O solstício acontece em junho e em dezembro e marca o início do verão e do inverno. O sol aproxima-se ao máximo de um dos hemisférios ao mesmo tempo que se distancia ao máximo do outro.
Temos quatro estações do ano. O inverno começa a 20 ou 21 de dezembro e traz frio e chuva. A primavera chega entre 20 e 21 de março. A temperatura aumenta, há menos chuva e as flores começam a nascer. Entre o dia 20 e 21 de junho inicia-se o verão. Traz o calor e os dias mais longos. E o outono aparece entre 22 e 23 de setembro. A temperatura desce, os dias voltam a ficar mais curtos, e as folhas caem.
Se a Terra não se movimentasse o clima permaneceria igual em cada região. Os polos ficariam sempre gelados e as temperaturas no deserto seriam insuportáveis. Provavelmente nenhum ser vivo sobreviveria nestes locais. as estações do ano são assim muito importantes para a sobrevivência das espécies.
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 37
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022