25 de Abril
E Depois da Revolução: como evoluiu a Economia?
Antes do 25 de Abril, Portugal era um país rural, fechado ao mundo. E a economia marcava passo com o atraso do país. Agricultores e operários trabalhavam o dia inteiro, por pouco dinheiro. Depois da Revolução abriram-se fronteiras, combateram-se desigualdades, investiu-se na qualificação. Agora, chegam novos desafios: como enfrentar a automação?
Existe a ideia de que Portugal vive numa permanente crise económica. Não é bem assim. É verdade que o país atravessou sete crises nos últimos 50 anos, mas são inegáveis os grandes desenvolvimentos da economia nacional – a começar pelo aumento das qualificações da população e acabando no recorde das exportações, que atingiram 50% do PIB em 2022.
Este minidocumentário mostra as principais características da economia em democracia. Do peso forte inicial do Estado à posterior abertura económica ao exterior e à estagnação dos crescimento económico após a década de 1990 – quando se pensava que Portugal iria continuar a convergir com os seus parceiros europeus.
Num momento em que é fundamental escolher bem onde investir recursos, alguns dos melhores economistas e gestores portugueses analisam possíveis soluções para fazer crescer a economia, aumentar a produtividade e os salários e, assim, reter talento em Portugal. Um desafio preponderante para os próximos 50 anos da nossa democracia.
Ficha Técnica
- Título: E depois da Revolução? - Ep. 4
- Tipologia: Documentário
- Produção: Fundação Francisco Manuel dos Santos
- Ano: 2024