Como é tratada a água que consumimos

Há um longo processo desde que a água sai do seu meio natural até entrar nas nossas casas. É trabalho para uma estação de tratamento de água (ETA). Mas afinal, como a tornamos potável para consumo? O Magazine Biosfera conduz-nos nessa explicação.

A água que bebemos passa por um processo microbiológico e físico-químico para eliminar os contaminantes presentes. Mas antes há que captá-la em rios e albufeiras ou em lençóis subterrâneos para que possa fazer todo um outro trajeto até à chegada às torneiras para consumo humano ou uso industrial. A potabilidade da água é determinada por parâmetros como o odor, o sabor, a cor e a acidez, entre outros fatores.

Bebemos “golos” ou “goles” de água?
Veja Também

Bebemos “golos” ou “goles” de água?

Mas afinal, como sabemos que a água é própria para consumo? As análises periódicas são indispensáveis e sobre os resultados incidem diretivas da União Europeia que regulam a qualidade. Em Vila Nova de Gaia, na ETA de Lever, o Biosfera foi verificar como funciona este controlo.

A agricultura intensiva, a industrialização e as alterações climáticas são dos principais agressores para os ecossistemas ribeirinhos, fator que promove a escassez de água potável. Esta é uma realidade que afeta quase 30% da população mundial, por isso este recurso é cada vez mais um bem precioso e há que saber geri-lo com especial cuidado.

Plantar água
Veja Também

Plantar água

A Água: tanta, mas cada vez menos
Veja Também

A Água: tanta, mas cada vez menos

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 17 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024