Baterias de sal, uma alternativa sustentável

O armazenamento eficiente de energia é um elemento essencial na transição energética e o cloreto de sódio tem potencial que se equipara ao lítio. O magazine Biosfera explica como o sal pode ganhar novas competências na nossa vida.

Conservante reconhecido há milhares de anos, o sal começa agora a ser explorado para armazenamento energético. Surge no quadro das alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis e face à dificuldade que as renováveis encontram no que toca à capacidade de guardar a energia gerada. Com a aceleração do processo de descarbonização, ciência e economia juntam-se para apostar nas propriedades do cloreto de sódio.

Sal, as lágrimas e o ouro de Portugal
Veja Também

Sal, as lágrimas e o ouro de Portugal

Se o lítio, entre outros materiais, é apontado como um dos grandes recursos para baterias, facto é que o sal pode ser uma alternativa muito mais abundante, mais barata e ecologicamente mais amiga. As baterias à base de iões de sódio revelam uma enorme potencialidade em termos de custos, de segurança, de desempenho em temperaturas extremas e maior eficiência no carregamento. Pontos menos positivos em relação ao lítio: são mais pesadas, têm menor durabilidade e capacidade de armazenamento.

Lítio, o petróleo branco de Portugal
Veja Também

Lítio, o petróleo branco de Portugal

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 35 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024