Oficina das Almas, a Escola do Estado Novo

Muito diferente do dia a dia dos miúdos de hoje, houve um tempo em que ir à escola era um privilégio e... podia ser um martírio. Particularmente marcante era o exame da 4ª classe, uma realidade retratada no documentário de Bruno Cerveira sobre a escola primária durante o Estado Novo.

Naqueles tempos, a escola padronizada, onde se aprendia a ler, escrever e contar tinha um crucifixo por cima da ardósia preta, entre as fotografias do Presidente da República e do Presidente do Conselho – um espaço de formatação social, à luz da doutrina imposta. Os castigos físicos e as “orelhas de burro” equivaliam a boa  parte da educação, numa época em que decorar era muito mais importante do que perguntar ou compreender. Memorizavam-se as linhas do caminho-de-ferro, os rios, as montanhas de aquém e além-mar – do Império. Era assim a escola no Portugal de Salazar, a que ele chamou “a sagrada oficina das almas”.

Portugal dos Pequenitos: a grande encenação do Estado Novo
Veja Também

Portugal dos Pequenitos: a grande encenação do Estado Novo

Em pleno século XXI, em que a escola é amiga e o regresso às aulas se traduz num folclore de compras, numa multidão colorida de mochilas, canetas, tablets e cadernos, é difícil imaginarmos aqueles tempos. Já poucos se lembram, e muitos menos ainda sabem, como foi a escola durante o Estado Novo. Aqui conta-se a história de uma Escola e de um Exame que, durante quase 50 anos, com ligeiras variações, marcou várias gerações de portugueses. Uma escola onde a norma era: um lugar para cada um e cada um no seu lugar!

Organizações repressivas e de controlo do Estado Novo
Explicador

Organizações repressivas e de controlo do Estado Novo

“Portugal nas Trincheiras” na presidência da República
Veja Também

“Portugal nas Trincheiras” na presidência da República

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Oficina das Almas
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Bruno Cerveira
  • Produção: Neptune Puzzle / D&D Audiovisuais
  • Ano: 2022