Offshore: dinheiro no paraíso

O processo passa por ter muito dinheiro para abrir uma conta bancária ou criar uma empresa em zonas do mundo onde se pagam menos impostos ou mesmo nenhuns. Os offshores são legais, mas usados muitas vezes para práticas ilícitas.

Trata-se de um sistema de planeamento financeiro que visa proteger património e otimizar impostos, daí que estas áreas espalhadas por todo o mundo sejam conhecidas como paraísos fiscais. As Caraíbas e o Pacífico são, por excelência, territórios offshore. Também Portugal tem uma zona franca, ou seja, sujeita a um regime de tributação especial: a Madeira, que funcionou durante anos como verdadeiro offshore, como explica o economista João Pedro Martins.

O que são impostos diretos e indiretos?
Veja Também

O que são impostos diretos e indiretos?

É desta forma que muitos milionários guardam e aumentam a sua fortuna. Contas e empresas podem ser abertas de forma anónima em regiões onde os procedimentos para a movimentação de dinheiro são simplificados e pouco controlados. Não sendo ilegal fazê-lo, o que foge à lei é o não pagamento do respetivo imposto no país onde reside o titular ou mesmo usar esta prática para desvio de fundos e “lavagem de dinheiro”.

Higiene, beleza e saúde: a segurança dos cosméticos
Veja Também

Higiene, beleza e saúde: a segurança dos cosméticos

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Programa Cautelar, Desigualdade e Bilionários - temporada 2, episódio 1
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
  • Ano: 2022