José Luís Peixoto também escreve livros infantis
O primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é um elogio à maternidade. A história do menino filho da chuva está muito bem acompanhada pelas ilustrações de Daniel Silvestre da Silva. O autor faz aqui as apresentações de "A Mãe que Chovia".
Depois dos livros de poesia e dos romances premiados, José Luís Peixoto quis escrever sobre as relações entre mães e filhos, sobre ausência e altruísmo. Aventurou-se na literatura para os mais novos com a história de um menino que aprende a partilhar o amor da mãe com o mundo inteiro. A mãe é a chuva, com quem ele brinca e troca ternuras, e que é obrigada a abandoná-lo quando o verão se aproxima. O menino sente-lhe a falta, reclama a sua presença, mas é na distância que vai descobrir a riqueza do significado da mãe que chove e faz nascer vida noutros lugares.
Escrita e desenhada com imaginação e engenho, a história de José Luís Peixoto, ilustrada por Daniel Silvestre Silva, recorre ao uso de metáforas e a uma linguagem que requerem explicações por parte dos mais pequenos. A narrativa foi assim construída propositadamente, para juntar mães e filhos na leitura de um livro que precisa de ser decifrado com afetos.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Ler+ ler melhor - José Luís Peixoto "A mãe que chovia"
- Tipologia: Extrato de Magazine Cultural
- Produção: Filbox produções
- Ano: 2012