A Floresta Relíquia, um tesouro ancestral
É uma das poucas áreas de floresta primitiva em Portugal. As espécies que aqui habitam são a herança biogenética do território nacional. Loureiros, carvalhos e medronheiros são a essência da floresta portuguesa.
É como entrar num espaço encantado. A Floresta Relíquia é um denso bosque que se encontra na zona mais alta e pedregosa da Mata Nacional do Buçaco – uma área montanhosa do centro de Portugal. O difícil acesso pode ter contribuído para a manutenção da sua originalidade. Falamos de apenas 15% do total de território da mata, mas é aqui, nestes 17 hectares, que se conservam as características de uma floresta anterior à ocupação humana.
Com enorme relevância ecológica, esta floresta é singular a nível nacional. Nesta área predominam o carvalho-alvarinho e o carvalho-negral, o sobreiro, bem como o loureiro, o medronheiro, o folhado, o azevinho e a gilbardeira, entre outros. Com grande destaque também nesta mata, o adernal – uma formação vegetal única no mundo, dominada por adernos de grande porte.
As florestas antigas são um património não apenas de enorme beleza, mas de inestimável valor biogenético. Remetem-nos para um mundo natural longínquo e de inegável pureza. São muito raras, as florestas originais. Estima-se que em toda a Europa, com exceção da Rússia, apenas 2% da floresta seja primária. Embora sejam tesouros muito protegidos, não estão a salvo de se perderem para sempre por força da pressão humana.
Ficha Técnica
- Título: Hora de Agir, A Floresta Relíquia - temporada 2, episódio 35
- Tipologia: Excerto de Programa
- Autoria: Fórum da Energia e Clima
- Ano: 2024