A Floresta Relíquia, um tesouro ancestral

É uma das poucas áreas de floresta primitiva em Portugal. As espécies que aqui habitam são a herança biogenética do território nacional. Loureiros, carvalhos e medronheiros são a essência da floresta portuguesa.

É como entrar num espaço encantado. A Floresta Relíquia é um denso bosque que se encontra na zona mais alta e pedregosa da Mata Nacional do Buçaco – uma área montanhosa do centro de Portugal. O difícil acesso pode ter contribuído para a manutenção da sua originalidade. Falamos de apenas 15% do total de território da mata, mas é aqui, nestes 17 hectares, que se conservam as características de uma floresta anterior à ocupação humana.

Laurissilva da Madeira, a floresta que produz água
Veja Também

Laurissilva da Madeira, a floresta que produz água

Com enorme relevância ecológica, esta floresta é singular a nível nacional. Nesta área predominam o carvalho-alvarinho e o carvalho-negral, o sobreiro, bem como o loureiro, o medronheiro, o folhado, o azevinho e a gilbardeira, entre outros. Com grande destaque também nesta mata, o adernal – uma formação vegetal única no mundo, dominada por adernos de grande porte.

Em busca do bosque perdido
Veja Também

Em busca do bosque perdido

As florestas antigas são um património não apenas de enorme beleza, mas de inestimável valor biogenético. Remetem-nos para um mundo natural longínquo e de inegável pureza. São muito raras, as florestas originais. Estima-se que em toda a Europa, com exceção da Rússia, apenas 2% da floresta seja primária. Embora sejam tesouros muito protegidos, não estão a salvo de se perderem para sempre por força da pressão humana.

O botânico global
Veja Também

O botânico global

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Hora de Agir, A Floresta Relíquia - temporada 2, episódio 35
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Autoria: Fórum da Energia e Clima
  • Ano: 2024