“Os Lusíadas”, de Luís de Camões

Lusíadas, o poema épico de Portugal, escrito pelo poeta oficial da pátria, Luís de Camões, canta a viagem de Vasco da Gama à Índia e a aventura dos portugueses desde a fundação da nação.

Publicado em 1572, cerca de 70 anos depois da viagem de Vasco da Gama para a Índia, descreve a aventura das Descobertas e entrelaça, nas suas estrofes, os mitos, as figuras e os momentos históricos de Portugal. Inês de Castro, D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira e muitos outros compõem o quadro de exaltação dos portugueses.

Peça central da identidade nacional, é a obra prima de um poeta igualmente simbólico. Luis Vaz de Camões nasce entre 1517 e 1525, presume-se que ganhe erudição em Coimbra. Fidalgo pobre mas bem relacionado, frequenta a corte lisboeta com sucesso entre as damas. O carácter aventureiro e tumultuoso abre-lhe a porta de várias prisões. Após um período encarcerado, parte, supostamente desterrado pelo rei, para um exílio de 17 anos, onde completa a maior parte do poema épico.

Numa era em que o mundo é dividido entre Portugal e Espanha e em que o latim é a língua oficial erudita, “Os Lusíadas” ergue também o Português ao nível dos feitos marítimos.

A elegia autobiográfica de Camões
Veja Também

A elegia autobiográfica de Camões

Os Tigres na Parede
Veja Também

Os Tigres na Parede

“O Primeiro Homem”, obra póstuma de Albert Camus
Veja Também

“O Primeiro Homem”, obra póstuma de Albert Camus

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2009