Pesquisar

A Madeira e a Viagem do Açúcar (I)
Da Polinésia à Madeira

No primeiro episódio desta série dá-se a conhecer a história da expansão mundial da cultura do açúcar, considerado um produto de luxo durante muito tempo. Aborda-se ainda a descoberta da ilha da Madeira, a forma como foi colonizada e como o açúcar se tornou central para o seu desenvolvimento nos séculos XV e XVI.

Foi na Papua Nova Guiné que, entre 9 e 8 mil anos antes de Cristo, se domesticou pela primeira vez a cana-do-açúcar. A sua produção estendeu-se posteriormente à Polinésia, à China, à Pérsia e a diversos locais do mediterrâneo.

O açúcar era um produto raro, um sinal de riqueza e de ostentação, quando aparecia à mesa, sendo ainda utilizado pelos farmacêuticos da antiguidade para adoçar os medicamentos. Em Portugal, a primeira referência ao açúcar data de 1339 e, no século seguinte, a Madeira irá transformar-se num dos grandes centros de produção europeus, trazendo uma riqueza e um crescimento inesperados.

A série “A Madeira e a História do Açúcar”  leva-nos a conhecer a relação que existe entre aquele arquipélago e o açúcar.  É conhecida a importância deste produto nas nossas vidas, mas desconhecemos a forma como marcou a história de Portugal e o papel que a Madeira desempenhou como plataforma de produção e desenvolvimento de uma tecnologia que se expandiu para todo o mundo.

Ficha Técnica

  • Título: A Madeira e a Viagem do Açúcar - Da Polinésia à Madeira
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Francisco Faria Paulino
  • Produção: RTP/ Edicarte
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui