A Madeira e a viagem do açúcar (III)
O açúcar na colonização da Madeira
Ensino:

No terceiro episódio desta série ficamos a saber como o açúcar influenciou a colonização e o desenvolvimento económico da Madeira, especialmente na segunda metade do século XV. Acompanhamos ainda o processo que levou este produto para as colónias portuguesas de África e para o Brasil.

A Madeira foi dividida em capitanias e entregue a capitães donatários que tinham poderes de gestão, de justiça e outros, um sistema que seria replicado noutros territórios que os portugueses colonizaram, nomeadamente no Brasil.

Açúcar, o ouro branco da Madeira do século XVI
Veja Também

Açúcar, o ouro branco da Madeira do século XVI

Graças ao clima e à qualidade dos terrenos, a região tornou-se auto-suficiente em termos agrícolas no espaço de uma década e até exportava trigo para Lisboa. Por essa razão, o Infante D. Henrique resolveu trazer cana-de-açúcar e técnicos da Sicília, com o objetivo de experimentar a cultura naquele arquipélago atlântico.

As condições eram propícias e a Madeira transformou-se rapidamente num grande exportador de açúcar. Em 1446 foram produzidas cerca de 1600 arrobas (1 arroba corresponde a 15 quilos) e em 1472 esse número chegava às 15 mil arrobas por ano. A produção continuaria a crescer até 1506, quando foram declaradas pouco mais de 230 mil arrobas anuais.

Um engenho de açúcar no castelo de Silves
Veja Também

Um engenho de açúcar no castelo de Silves

Desta data em diante o açúcar perdeu importância, mas as riquezas que gerou tiveram grande impacto, não só no processo de colonização, mas também na qualidade de vida desses colonos, sendo que se regista a chegada de várias famílias estrangeiras, com posses. A experiência madeirense com este produto não se perdeu porque foi da ilha que saíram pés de cana e especialistas para outras colónias portuguesas como  São Tomé ou o Brasil.

A série “A Madeira e a História do Açúcar”  leva-nos a conhecer a relação que existe entre aquele arquipélago e o açúcar.  É conhecida a importância deste produto nas nossas vidas, mas desconhecemos a forma como marcou a história de Portugal e o papel que a Madeira desempenhou como plataforma de produção e desenvolvimento de uma tecnologia que se expandiu para todo o mundo.

Da Polinésia à Madeira
Veja Também

Da Polinésia à Madeira

O ciclo do açúcar no Brasil
Veja Também

O ciclo do açúcar no Brasil

Temas

Ficha Técnica

  • Título: A Madeira e a viagem do Açúcar - O açúcar na colonização da Madeira
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Francisco Faria Paulino
  • Produção: RTP/ Edicarte
  • Ano: 2017