Pesquisar

As eleições de 1958 em fotografias

Nunca se tinha visto em Portugal uma campanha eleitoral como a que Humberto Delgado realizou nas eleições presidenciais de 1958. As fotografias refletem não só essa novidade como também revelam aquilo que o regime quis escamotear: a violência com que foram reprimidas as manifestações populares de apoio.

A frase “obviamente, demito-o” foi dita por Humberto Delgado no café Chave D’Ouro a 10 de maio de 1958, durante uma conferência de imprensa que contou com a presença de jornalistas estrangeiros. O general anunciava a sua candidatura à presidência e a personalidade que iria demitir – caso fosse eleito – era o homem que de facto controlava a política nacional desde 1933, o presidente do conselho, António de Oliveira Salazar.

A campanha eleitoral que se seguiu trouxe milhares de pessoas para a rua e, com elas, também jornalistas e fotógrafos que documentaram não só multidões, mas também os esforços feitos pelas autoridades para as reprimir. Pela primeira vez em muitos anos o regime, que se tinha enraizado com a constituição do Estado Novo, foi confrontado com um adversário popular e capaz de vencer as eleições.

António Oliveira Salazar foi obrigado a vir a público, ainda antes do ato eleitoral, para lançar sobre Humberto Delgado a culpa sobre quaisquer desmandos que sucedessem. Estas seriam, aliás, as últimas eleições presidências do regime, que não voltaria a arriscar a organização de eleições presidenciais.

Memória Fotográfica é uma série documental em que as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Eleições de 1958
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui