Pesquisar

Bill Gates e o maior desafio da humanidade

A tecnologia pode salvar a humanidade, evitando uma catástrofe climática devastadora. Esta é a convicção de Bill Gates, o cofundador da Microsoft, que se tornou um filantropo nas áreas da saúde, do ensino e da agricultura e que agora aposta tudo em encontrar soluções para controlar o aquecimento global.

Para evitar um desaire climático de proporções irrecuperáveis, Bill Gates diz que dependemos da inovação tecnológica e, por isso, os cidadãos devem forçar os estados a apostar na investigação, no desenvolvimento de formas verdes de existirmos no planeta. Mas argumenta que a energia nuclear pode, também ela, ser uma solução inevitável. Basta pensar como é difícil encontrar soluções economicamente viáveis para novos materiais de construção, combustíveis e sobretudo formas de armazenamento para compostos mais ecológicos.

A propósito do lançamento do livro “Como Evitar Um Desastre Climático”  (1ª. edição portuguesa em fevereiro de 2021 ), o gestor norte-americano que alertou, cinco anos antes, para a possibilidade uma pandemia a nível mundial, afirma que poderiam ter sido poupadas milhares de vidas ceifadas pela Covid-19, se tivesse havido preparação. Sugere, por isso, aos governos que tenham peritos capazes de prever problemas desta natureza, investindo na inovação e na saúde.

Bill Gates estuda há anos as causas e os efeitos das alterações do clima. Com a ajuda de peritos procura saber o que tem de ser feito para que a Terra não termine numa catástrofe. Defende sobretudo o combate pela neutralidade carbónica e a colocação da tecnologia ao serviço dessa missão. Que políticas devem ser adoptadas e o que cada cidadão pode e deve fazer para contribuir para esse objetivo. A meta dos impossíveis que está habituado a alcançar é agora esta: zero emissões até 2050 contra os atuais 51 mil milhões de toneladas anuais de emissões de dióxido de carbono.

Ficha Técnica

  • Tipo: Entrevista
  • Autoria: Ana Daniela Soares
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui