Casa-Museu Camilo, em São Miguel de Seide
Foi na casa onde está localizado o Museu de Camilo Castelo Branco que este viveu a sua paixão com Ana Plácido. Foi também ali que escreveu as suas principais obras e onde faleceu.
A casa-museu é um testemunho da forma como Camilo viveu, criou e morreu, mas pertencia de facto a Ana Plácido, também escritora, enquanto gestora da herança de um dos filhos que seria descendente de Manuel Pinheiro Alves, seu primeiro marido.
Alves fizera fortuna no Brasil e regressou a Portugal com 43 anos, casando então com Ana Plácido, que tinha 19, mas esta começaria uma relação com Camilo. Uma queixa por adultério levaria os amantes à prisão. O marido legítimo morreria pouco depois e o escritor e Ana assumiram a relação.
Teriam dois filhos em conjunto e ficou sempre a questão de saber se o primeiro filho de Plácido era de Manuel Alves ou de Camilo.
Apesar de um incêndio, no princípio do século passado, ter danificado bastante o edifício, este seria recuperado nos anos 50, recriando o ambiente em teria vivido Camilo Castelo Branco.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Em busca do Museu desconhecido - Casa Camilo
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Sofia Leite
- Produção: RTP
- Ano: 2019