Cidades (Im)permeáveis: cheias e inundações

Fenómenos extremos de chuva em cidades cheias de gente e impermeabilizadas em excesso podem levar à saturação dos solos. Cenário perfeito para o desastre: cheias e inundações. No magazine de ambiente Biosfera ouvimos especialistas sobre como resolver a questão.

Nas áreas urbanas, o escoamento superficial das águas deixa muitas vezes um rasto de estragos. Foi o que se verificou em dezembro de 2022, em Lisboa, e no Porto, em janeiro de 2023, na sequência de chuvas fortes em curtos espaços de tempo. Ambas zonas de grande concentração humana, onde os solos estão superimpermeabilizados. Em Portugal, segundo os censos de 2021, cerca de 20% da população reside em pouco mais de 1% do território. O êxodo rural continua a ser uma realidade e as duas grandes áreas metropolitanas, ambas no litoral, as mais atrativas.

Riscos Naturais: Cheias, Tempestades e Deslizamentos
Explicador

Riscos Naturais: Cheias, Tempestades e Deslizamentos

O caso da capital portuguesa é paradigmático no que diz respeito à saturação do solo. Uma zona com muitas pequenas bacias hidrográficas e de forte inclinação. Tal leva à circulação de água a grande velocidade, o que por sua vez não permite um tempo muito rápido de resposta em caso de catástrofe. Por outro lado, um território excessivamente impermeabilizado e com forte intervenção nas próprias linhas de água naturais. Resultado, quando chove muito, a água corre veloz à superfície, sem capacidade de infiltração. Um dos grandes desafios do ordenamento urbano é fazer face a este problema.

As soluções para a retenção e infiltração de água em zona urbanas existem e cada vez é urgente a sua aplicação, tendo em conta que cada vez são mais recorrentes os fenómenos intensos de chuva que decorrem das alterações do clima. Dar espaço à natureza e aumentar a resiliência na cidade são as bases para as respostas que podem passar, por exemplo, pela criação de bacias naturais de retenção, criação de zonas verdes nas cidades, renaturalização de linhas de água e mesmo aplicação de asfaltos mais permeáveis, bem como, ou talvez sobretudo, um ordenamento territorial e de construção mais sustentável.

Plantar água
Veja Também

Plantar água

Bacias Hidrográficas – Portugal
Explicador

Bacias Hidrográficas – Portugal

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera - episódio 11, temporada 21
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2023