Como distinguir uma foca de um leão marinho?

Focas e leões marinhos partilham muitas caraterísticas e é por isso que são parte da mesma subordem, mas existem muitos traços importantes que podemos usar para diferenciá-los. Aqui, podem aprender quem é quem de modo rápido e fácil.

À primeira vista, certas espécies de leões marinhos parecem focas, mas há algumas diferenças anatómicas.

A diferença mais fácil de detectar são as orelhas: os leões marinhos têm um para de pequeninas orelhas, ao passo que as focas não as apresentam, tendo apenas fendas auditivas.

A locomoção é outro ponto que diferencia os dois animais. Enquanto as focas usam as barbatanas posteriores para nadar e se locomovem em terra rastejando, os leões marinhos utilizam as barbatanas peitorais para nadar e também se apoiam sobre elas para andar em terra.

Existem cinco espécies de leões marinhos espalhadas pelo planeta e, em geral, as focas que brilham enquanto estrelas de circo são, na verdade, leões-marinhos da espécie Zalophus californianus.

Uma outra curiosidade de interesse é a percentagem de gordura existente no leite materno das focas. Há mesmo uma espécie, a foca crista, cuja percentagem de gordura no leite é tão elevada que lhe permite a detenção de um record no mundo animal: é a espécie que mais depressa desmama uma cria, podendo isto acontecer em apenas quatro dias.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera
  • Tipologia: Extrato de programa