Deus Cérebro
Como funcionam os cérebros tecnológicos?
Ensino:

A fusão entre cérebro humano e tecnologia está em andamento. Neurociência e cibernética unem-se para criar um novo tipo de super-humanos. Que impacto poderá ter no próprio cérebro, criado e aperfeiçoado ao longo de milhões de anos, esta nova espécie de indivíduos melhorados?

Passámos de nómadas caçadores-recolectores a sedentários dependentes de dispositivos tecnológicos. O seu humano ganhou, sobretudo, mais poder, embora seja evidente que a sabedoria mantém o seu estatuto maior, caso contrário a tecnologia pode tornar-se uma arma de elevada perigosidade.

Ela serve, acima de tudo, o lado prático da vida, mas está demonstrado que não torna as pessoas mais felizes. O cérebro humano do século XXI tornou-se profundamente dependente dos aparelhos que povoam o nosso dia a dia e que provocam alterações mesmo a nível emocional. Basta notar a ansiedade criada pela necessidade de resposta rápida quando fazemos uma partilha em redes sociais.

Alguma vez sentiste FOMO?
Veja Também

Alguma vez sentiste FOMO?

Afinal, que consequências trazem os novos hábitos ao cérebro? Certamente alteram a capacidade de foco. A atenção sobre uma tarefa está destreinada em mentes que se habituaram a estar em permanente alternância de funções. No fundo, passámos a ser mais distraídos. Por consequência, menos produtivos e com maior probabilidade de errarmos.

Como o cérebro é um órgão adaptativo, que responde a necessidades, é equacionável se vamos, por exemplo, deixar de escrever à mão, uma vez que cada vez precisamos menos de o fazer. Tal como ao longo dos tempos fomos perdendo outras capacidades por já não necessitarmos delas.

Há vários sistemas de ensino onde o uso de dispositivos tecnológicos é proibido ou limitado até determinada idade. E não é por acaso. Cada vez externalizamos mais a memória. Ora, é precisamente no mesmo espaço cerebral que coabitam a memória e a imaginação. Se não forem estimuladas, uma das maiores consequências será a perda de capacidade criativa.

Cérebro, a evolução – do tamanho às capacidades
Veja Também

Cérebro, a evolução – do tamanho às capacidades

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Deus Cérebro, Inesgotável - episódio 4
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: António José de Almeida
  • Produção: PANAVÍDEO p/RTP
  • Ano: 2020