Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola

Como Posso Trabalhar em Grupo?

Como Posso Trabalhar em Grupo?

Frequentemente os Professores ou as Professoras pedem para fazermos trabalhos de grupo. Umas vezes temos de trabalhar apenas com uma ou duas pessoas, outras vezes, com quatro ou cinco. Às vezes os trabalhos de grupo duram apenas o tempo da aula, noutros casos, podemos ter de realizar projectos mais duradouros em grupo.

Porquê Tantos Trabalhos de Grupo?

São muito raras as pessoas que trabalham sozinhas. A maior parte das coisas precisam da ajuda ou das ideias de outras pessoas. Os trabalhos de grupo são uma boa forma de praticar para o que nos espera no secundário, na universidade e no mundo do trabalho – o mais provável é virmos a ter um emprego em que precisamos de colaborar com outras pessoas. Mas, por enquanto, os trabalhos de grupo podem ser experiências divertidas, que nos permitem fazer projectos maiores e mais interessantes do que aqueles que conseguiríamos fazer sozinhos/as. Com os trabalhos de grupo, podemos aprender mais e em menos tempo, através da cooperação entre colegas.

Os trabalhos de grupo também nos permitem conhecer melhor os/as nossos/as colegas, alguns com quem nem sequer costumamos falar. E praticar capacidades em que temos mais dificuldade, por exemplo, sermos organizados/as, pacientes ou cumprirmos prazos. Se ficamos nervosos/as quando temos de falar para toda a turma, um trabalho de grupo pode ajudar-nos a praticar essa competência e a ficarmos mais confortáveis nessas situações.

Os Trabalhos de Grupo não correm bem!

Uma das coisas mais importantes quando fazemos um trabalho de grupo é comunicarmos bem com os/as colegas e cooperar, participar com a nossa opinião e respeitar a opinião dos/as colegas, reflectir as várias ideias e tentar chegar a um consenso de grupo. É boa ideia verificar várias vezes o progresso do grupo e perguntar se alguém precisa de ajuda. Algumas estratégias podem ajudar a que os trabalhos de grupo corram bem e tenham sucesso:

  • Começar por falar. Muitas vezes começamos logo por distribuir tarefas, mas é importante começar por conhecer melhor os/as colegas do grupo. Mesmo quando já os/as conhecemos, tirar uns minutos para partilhar os pontos fortes e fracos de cada um pode ajudar. Por exemplo, podemos dizer: “desenho bem, por isso se quiserem eu faço a capa” ou “não desenho muito bem, alguém me quer ajudar a desenhar a capa?”.
  • Criar regras. Para além das regras impostas pelo Professor ou pela natureza da tarefa, enquanto grupo podem criar as vossas próprias regras. Por exemplo, vão reunir-se na escola ou fora da escola? Quantas vezes?
  • Dividir o trabalho de forma justa. Atribuir trabalhos individuais dentro do grupo é muito importante. Um dos principais problemas dos trabalhos de grupo é que, muitas vezes, alguém acaba por fazer a maior parte do trabalho enquanto as outras pessoas “descansam à sombra da bananeira”. Logo desde o início é importante definir e dividir o trabalho de forma justa. Quando sentimos que a maior parte do trabalho está a ser feito por nós (ou por um/a colega), devemos falar abertamente sobre isso com o grupo. Se nada se alterar, devemos falar com o Professor ou com a Professora.
  • Ter reuniões produtivas. Para fazer uma boa reunião de trabalho é importante haver um/a líder, que ajude o grupo a manter-se focado. Não precisa de ser sempre a mesma pessoa. Na realidade, até é melhor que não seja. Podemos sempre fazer sugestões e dar ideias, pedir aos/às colegas que partilhem informação num determinado tempo ou ajudar colegas a chegar a um consenso quando têm ideias diferentes. É importante não desencorajar as outras pessoas de participar, não criticar negativamente todas as ideias das outras pessoas, não interromper e falar por cima dos/as colegas ou distrair o grupo com coisas que nada têm a ver com o tema do trabalho.
  • Trocar ideias. Uma das principais chaves do sucesso dos trabalhos de grupo é a comunicação. Devemos escutar os/as colegas, incentivá-los a participar e contribuir com as nossas próprias ideias. As decisões devem ser tomadas em conjunto. No entanto, quando não concordamos com a decisão que o grupo quer tomar devemos dizê-lo. Sempre que surge um conflito devemos tentar resolvê-lo imediatamente.

Tal como dá trabalho completar um projecto, também dá trabalho fazer um grupo funcionar bem. Às vezes podem surgir problemas. Por exemplo, às vezes não suportamos a forma como um/a colega está sempre a falar por cima das outras pessoas ou estamos fartos/as que um/a colega nunca participe com ideias objectivas ou faça a sua parte. A melhor abordagem é tentar falar sobre o assunto a bem, com todo o grupo (não é boa ideia andar a segredar com outros elementos do grupo). Um bom trabalho de grupo exige honestidade e o envolvimento de todos e todas. Podemos dizer: “Sara, não gosto quando me interrompes quando eu estou a tentar dizer alguma coisa” ou “Tiago, que parte do trabalho é que preferes fazer?”. Quando não conseguimos resolver estes problemas dentro do grupo o melhor mesmo é falarmos com o Professor ou com a Professora. Se os conflitos são persistentes e ultrapassam a esfera do trabalho de grupo, podemos também falar com o/a Psicólogo/a da escola.

Gosto da escola?
Veja Também

Gosto da escola?

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Como Posso Trabalhar em Grupo?
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2022
  • Imagem: fotografia de cottonbro studio, Pexels.
  • *Nota: constituindo a linguagem uma ferramenta para combater as desigualdades sociais, contribuindo para a eliminação de estereótipos e formas de discriminação, a OPP advoga a utilização de uma linguagem inclusiva, enquanto instrumento transformador de atitudes e comportamentos, de promoção do bem-estar, da Saúde Psicológica e da coesão, igualdade e justiça sociais.