Como se faz um violino?
Cortar, serrar, limar, colar, envernizar. Não é fácil construir violinos. O processo é complexo, demorado, delicado. Catarina Veiga é a única portuguesa artesã deste ofício, onde tudo se faz com as mãos. E com arte. Como arte é a música que sai deste instrumento de cordas. Mas isso depende de um minúsculo pedaço de madeira, revela a nossa “luthier” na reportagem do Radar XS.
Começa-se com um molde. A seguir, escolhem-se madeiras de qualidade, matéria-prima deste instrumento composto por mais de oitenta peças. Depois fica-se pelo menos cinco semanas a trabalhar com serras, plainas, goivas e formões. Dá-se forma ao violino, aperfeiçoam-se corpo e braço até ao envernizamento, fase final deste complexo processo. Antes de montar as cordas, de experimentar sonoridades, o artesão tem de resolver um quebra-cabeças. Ninguém o vê, mas é ali, naquele pedaço de madeira, que bate o coração do violino. Sem ele não há afinação possível, explica a “luthier” que nos recebe na sua oficina. E, já agora, Catarina, podes explicar o significado desta expressão francesa?
Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Ficha Técnica
- Título: Radar XS
- Tipologia: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
- Produção: RTP
- Ano: 2023