Cozinhar olhando para as estrelas

Aos 20 anos, Vasco Santos mal sabia estrelar um ovo, mas a gastronomia desviou-o do curso de gestão e hoje é um dos chefes portugueses que ostenta no seu restaurante uma Estrela Michelin.

Estava já a caminho do último ano do curso de gestão quando resolveu mudar de rumo e investir na arte de cozinhar. Trabalhou com chefes reconhecidos, correu mundo, testou ideias e finalmente investiu num restaurante próprio ao qual conseguiu que fosse atribuída uma Estrela Michelin, um símbolo da qualidade dos alimentos e do serviço.

Bertha Rosa Limpo, dos palcos ao “Livro de Pantagruel”
Veja Também

Bertha Rosa Limpo, dos palcos ao “Livro de Pantagruel”

Na sua aposta na inovação conta-se o projeto Euskaluna, em que se deslocava à casa das pessoas para servir jantares privados utilizando  os melhores ingredientes. Participou ainda, com frequência, em conferências, encontros culinários e workshops.

Continua sempre à procura de conceitos diferentes e inovadores que possam surpreender quem o visita. No seu mais recente projeto, não há empregados de mesa. Os clientes sentam-se num balcão, o espaço apenas comporta cerca de uma vintena, e acompanham a preparação da refeição enquanto conversam com os chefes.

Maria Granel, um negócio com sustentabilidade
Veja Também

Maria Granel, um negócio com sustentabilidade

Comida no prato e não no lixo
Veja Também

Comida no prato e não no lixo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias: Assim nasce uma Estrela
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Filipa Simas/ Sara Cravina/ Carlos Oliveira/ António Vasconcelos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2023