Composição com Amarelo, Vermelho e Azul, Piet Mondrian

duARTe: de pernas para o ar a ver Mondrian?

Não, o desenho não está ao contrário, é mesmo assim. Em vez de figuras tem geometria, o que não é problema nenhum. Precisas de te concentrar nesta série didática para perceber o que Mondrian quis dizer com esta composição moderna. É tão especial que inspirou outras obras de arte. Como tu, duARTE.

Amarelo, vermelho e azul dominam este quadro. Mondrian não as escolheu por acaso. Misturadas, combinadas, sobrepostas, formam novas cores, todas as que existem no mundo. E as formas? Em perfeito equilíbrio. Não andam a saltar e a mudar de sítio. Lembram-te alguém? A nós também. Queres apostar que és um modernista, um neoplasticista? Não queremos com isto dizer que tens um ar plástico ou superficial. Olha bem para ti duARTE e para esta obra de Arte. 

duARTe: apanhado a imitar os monstrinhos de Bosch
Veja Também

duARTe: apanhado a imitar os monstrinhos de Bosch

O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista deste série lúdico-didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: duArte, uma peça de Arte - Ep.02
  • Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
  • Produção: Cacto Animation Studios
  • Ano: 2022