Pesquisar

E Deus criou a mulher... ou talvez não

A desigualdade de género não só se mantém inquestionável como parece adensar-se em algumas partes do mundo. Homens e mulheres estão em patamares diferentes no mercado de trabalho e até dentro da própria casa. Mas até que ponto foram as religiões que condicionaram historicamente o papel da mulher? E como terão os homens influenciado a vida delas, tendo sido eles os fundadores das próprias religiões?

Abordar o peso da religião e o impacto das decisões dos homens quanto ao papel das mulheres na sua própria vida e na sociedade é o que se pretende evidenciar através dos exemplos de viva voz dados a conhecer nesta reportagem. Uma católica e uma muçulmana revelam como foram educadas, como vivem em Portugal e o que acham das suas atuações e conquistas. Uma delas mudou de religião. A outra deixou de cumprir vários preceitos em nome da cultura do seu país de acolhimento.

O que parece certo e o parece errado aos olhos dos outros, o bem e o mal, o que se deve ou não fazer à luz do entendimento dos homens e das suas igrejas. São os conceitos que continuam a nortear a vida de milhões de mulheres em todo o mundo. Sobre elas paira a consciência do pecado. Algo que vai além dos mandamentos religiosos, o pecado vive dentro de cada um pelo que sucessivas gerações passaram numa consanguinidade de corpo e alma.

Estas duas mulheres, paradigmas de vidas femininas do século XXI, num país considerado civilizado, livre e tolerante à liberdade religiosa, conversam entre si sobre temas que não puderam conversar nunca com as suas famílias: a roupa, o sexo, o trabalho fora de casa, a revolta pela diferença face aos direitos dos homens. Ainda assim, são exemplos de quem sabe o que é viver encurralada entre a palavra de Deus e a palavra dos homens.

O teólogo Frei Bento Domingues é claro ao afirmar que “o pecado é uma construção masculina.” Historiadores convergem na ideia de que a sexualização da mulher ao longo da história criou sempre grandes problemas aos homens que, considerando-se intelectualmente superiores, decidiam o papel feminino na sociedade. Ora, nada como suportar essas decisões na ideia superior dos mandamentos de um Deus para que se tornem inquestionáveis.

 

Ficha Técnica

  • Título: Linha da Frente - E Deus Criou a Mulher... Ou Talvez Não, pisódio 4 - temporada 22
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Mafalda Gameiro / Pedro Boa-Alma / Vanessa Brízido
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui