Rostos da condição feminina
Ensino:

A afirmação da mulher enquanto ser social e político é o tema deste História a História. Fernando Rosas recupera momentos e rostos significativos na luta pela igualdade de género durante o século XX.

Na primeira metade do século XX as mulheres representavam mais de metade da população portuguesa, mas apenas trinta por centro destas trabalhavam, muitas vezes sob condições difíceis, auferindo bastante menos que o salário dos homens.

O voto universal só chegaria ao mundo feminino depois do 25 Abril, momento em que também foram alteradas diversas leis que obrigavam, por exemplo, as mulheres a pedir autorização para sair do país, escrever um livro ou gerir algum negócio.

As mulheres que desempenhassem profissões fora de portas como hospedeiras, enfermeiras ou telefonistas não podiam ser casadas. As regentes escolares tinham de pedir autorização para o fazer.

Neste episódio do História a História são também apresentadas mulheres que lutaram pela conquista dos seus direitos como é o caso da Maria lamas, Beatriz Ângelo ou Catarina Eufémia.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: História a história - Rostos da Condição Feminina
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Fernando Rosas
  • Produção: RTP/ Garden Films
  • Ano: 2015