Pesquisar

Eufónio, o sopro bonito

O eufónio parece uma tuba, mas não é. Parece um trompete, mas também não é. É da família dos instrumentos de sopro e metais graves, mas, segundo Marco Martins, tem o som mais bonito. Por isso, aprimorou-se na sua prática e agora toca-o pelo mundo inteiro.

Tecnicamente é um instrumento metálico de sopro, semelhante ao barítono e à tuba, com três ou quatro cilindros e abertura larga. O nome deste instrumento musical vem do grego eúfonos – aquele que soa bem, que é harmonioso. E foi precisamente essa caraterística que levou Marco Martins a optar pela escolha do eufónio.

O interesse começou com o trompete, numa banda filarmónica do concelho de Celorico da Beira, onde ainda vive. O avô tocava-lhe saxofone todos os dias e o ouvido fez-se. Da banda para o estudo profissional da música foi um salto, licenciado-se com 20 valores na récita final.

Marco Martins é hoje solista internacional de eufónio – pioneiro em Portugal – e lançou, em 2020, o disco “Flow”. Os concertos têm sido pela China, Colômbia, América do Norte e na Europa. Além de professor de música na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, tem-se destacado em vários concursos internacionais.

Ficha Técnica

  • Título: Primeiro músico português grava CD de eufónio - Portugal em Direto, 1 Outubro 2020
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Jorge Esteves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui