Pesquisar

Família Amaral e Almeida, recomeçar com filhos

A família Amaral e Almeida é constituída por um casal, cujos elementos já tinham estado casados com outras pessoas antes. Dois filhos, um de cada uma das relações anteriores, também fazem parte da família.

Num período em que mais de metade dos casamentos acabam em divórcios, é com naturalidade que surgem novas uniões entre pessoas que tiveram outros matrimónios. No caso dos Amaral e Almeida cada um dos elementos tinha também um filho da anterior relação, estando para nascer, no momento da realização desta reportagem, de uma nova criança.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o número de divórcios por cada 100 casamentos passou de 1,1 para 58,7 entre 1960 e 2018, sendo que nas décadas referidas foi o ano de 2011 aquele mais separações registou, chegando aos 74,2 por cento.

Para além da chamada família tradicional – dois progenitores e respectivos filhos –  tem-se assistido, nas últimas décadas, ao crescimento e diversificação das tipologias dos agregados familiares em Portugal, sendo o caso dos Amaral e Almeida apenas um deles.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI - A Família Amaral e Almeida
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Lavínia Leal/ Rui Alves Cardoso/ Carlos Felgueiras e Sousa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui