Pesquisar

Fernando Pessa, uma voz portuguesa de Londres

Fernando Pessa foi uma das vozes mais populares da secção portuguesa da BBC, a rádio inglesa cujas emissões eram escutadas em Portugal com muito interesse, durante a II Guerra Mundial. Mais tarde, e também pela sua história profissional, iria tornar-se um dos mais conhecidos jornalistas da RTP.

Primeiro locutor da Emissora Nacional, Fernando Pessa foi convidado pela BBC, em 1938, para se juntar à recém criada secção portuguesa da emissora britânica que era, naquela época, uma das mais conceituadas do mundo.

As emissões aconteciam apenas a algumas horas do dia. “Aqui Londres, A BBC chama Portugal” era a frase de partida para a transmissão de notícias, música ou algumas rubricas que faziam a delícia da população portuguesa. Uma destas era o “Retiro da Blitz”, em que Pessa interpretava alguns fados com letras jocosas que tinham especialmente Hitler por alvo.

 

 

 

  • O “Compadre Adolfo” (em cima) foi um dos fados que fez sucesso no “Cantinho do Blitz”. Uma das reportagens de Fernando Pessa que também foi recordada durante muito tempo foi a descrição de uma ataque nocturno a Londres (em baixo). Na fotografia podemos ver Pessa e outros dois colaboradores da BBC numa fotografia tirada pouco antes de começar a guerra. Escrito à mão podemos ler: “Se houver guerra?…”; “…nada de novo na frente do microfone…”

Para além de Pessa também integravam a BBC nomes como Herbert Dagge, António Pedro ou Francisco Mata.

No princípio da guerra os estúdios da BBC Portugal estiveram em Evesham, nos arredores de Londres, e mais tarde foram transferidos para dentro da cidade, escapando por pouco a alguns dos ataques à bomba realizados pelos alemães.

Ficha Técnica

  • Título: Fernando Pessa - O balanço de uma carreira
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP/ Videofono
  • Ano: 1992

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui