Pesquisar

Fotografias da Revolução de 5 de Outubro 1910

Fotografia a fotografia, revivemos momentos que marcaram o nascimento da República em 5 de outubro de 1910, a primeira revolução portuguesa a ser fotografada. Não são os futuros nomes do novo regime que aqui surgem, mas sim as caras e as poses dos que lutaram na rua para que este saísse vitorioso.

Armas erguidas e pose para a fotografia.  Os revolucionários faziam a pose. Quando saíram  para a rua para defender a República sabiam também ali circulavam os fotógrafos dos principais jornais da capital. Esta foi a primeira revolução portuguesa que contou com a presença de repórteres a documentar em imagens os vários momentos, razão porque existem vários “clichés” – como então se chamavam a as fotografias – sobre este período.

Memória Fotográfica é uma série documental em que as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - A revolução de 5 de outubro de 1910
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavision
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui