Fotografias da Revolução de 5 de Outubro 1910

Fotografia a fotografia, revivemos momentos que marcaram o nascimento da República em 5 de outubro de 1910, a primeira revolução portuguesa a ser fotografada. Não são os futuros nomes do novo regime que aqui surgem, mas sim as caras e as poses dos que lutaram na rua para que este saísse vitorioso.

Armas erguidas e pose para a fotografia.  Os revolucionários faziam a pose. Quando saíram  para a rua para defender a República sabiam também ali circulavam os fotógrafos dos principais jornais da capital. Esta foi a primeira revolução portuguesa que contou com a presença de repórteres a documentar em imagens os vários momentos, razão porque existem vários “clichés” – como então se chamavam a as fotografias – sobre este período.

Memória Fotográfica é uma série documental em que as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Um campo de concentração de alemães em Angra do Heroísmo Veja Também Um campo de concentração de alemães em Angra do Heroísmo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - A revolução de 5 de outubro de 1910
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavision
  • Ano: 2018