Outras Histórias

Garranos, Cavalos de Montanha

É uma espécie em vias de extinção. Existem cerca de dois mil e vivem em liberdade nas serras do Alto Minho. São os garranos.

Símbolos de uma região, são também um elemento identitário do país. Os garranos só existem no norte de Portugal. É uma raça autóctone, que vive em estado semisselvagem. Apesar de percorrerem, livres, as montanhas do Minho, todos têm proprietário. Só sobrevivem através dos criadores e graças às medidas de proteção de que são alvo.

Mas nas serras há lobos, e noventa por cento das crias garranas são mortas por estes superpredadores. Vive-se um profundo desequilíbrio entre estas duas raças, com os lobos em clara vantagem. Os cavalos caem-lhes na boca por falta de outro gado que os alimente.

Alfa, beta ou ómega: que lobo és tu?
Veja Também

Alfa, beta ou ómega: que lobo és tu?

Estes equídeos são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas nas serras minhotas. Não só permitem a manutenção de uma série de espécies arbustivas que outros animais de grande porte não comem, como pastoreiam áreas, protegendo-as dos incêndios.

Os garranos integram a lista das espécies em vias extinção da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) devido ao número reduzido de indivíduos ainda existentes. Uma raça antiga da Península Ibérica, estes cavalos foram durante séculos utilizados como animais de carga e de trabalho.

Mondego: as espécies, da Serra da Estrela ao Atlântico
Veja Também

Mondego: as espécies, da Serra da Estrela ao Atlântico

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - Garranos, Cavalos de Montanha, temporada 4, episódio 13
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Jorge Almeida / Manuel dos Santos / Vanessa Brízido / António Vasconcelos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021