Há uma linhagem genética que distingue os portugueses?
Se algo define os portugueses é a sua história de miscigenação. Ocupações que datam de milénios, bem como as aventuras descobridoras, resultaram num povo que encontra na genética misturada uma das suas riquezas: a diversidade.
O território da Península Ibérica foi, ao longo de milénios, ocupado por indivíduos originários de diferentes partes do mundo: celtas, árabes, berberes, visigodos, fenícios, judeus. Já depois da formação do território que é hoje Portugal, as incursões pelo mundo fora por parte dos navegadores permitiram uma mistura cujos traços diversos se mantêm até hoje presentes nas linhagens genéticas.
A resposta à pergunta feita ao médico Manuel Sobrinho Simões, professor e investigador de bioquímica — um dos mais influentes patologistas do mundo —, não deixa dúvidas: nada na genética permite identificar quem é português. Do cruzamento ancestral com diferentes povos, resultou não apenas uma população diversa na sua constituição biológica, como uma multiculturalidade que, essa sim, carateriza os portugueses.
Ficha Técnica
- Título: Primeira Pessoa - Manuel Sobrinho Simões, temporada 2 / episódio 2
- Tipologia: Excerto de Programa
- Autoria: Fátima Campos Ferreira
- Produção: RTP
- Ano: 2021