Integrar vidas de migrantes

O Centro Padre Alves Correia (CEPAC), uma instituição sem fins lucrativos, promove e apoia a integração de imigrantes em situação de vulnerabilidade, ajudando no fornecimento de alimentos e vestuário, ensinando português e teatro. O objetivo é facilitar a integração no mercado de trabalho.

A maioria dos utentes são imigrantes que chegam de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e que neste centro procuram as ferramentas que permitam a sua integração profissional e social em Portugal.

De que gostam os estrangeiros em Portugal
Veja Também

De que gostam os estrangeiros em Portugal

As aulas são muito procuradas. Não só ajudam a aperfeiçoar o português como podem abrir portas a uma profissão. O CEPAC investe tanto na formação em sala de aula como em contexto de trabalho, tendo desenvolvido relações com empresas e organizações capazes de integrar as pessoas. Só desta forma é possível quebrar a ligação entre imigrantes e redes de tráfico de pessoas.

Os utentes da organização beneficiam também de bancos de alimentos e de vestuário. Para garantir o funcionamento destas estruturas o centro confia em funcionários e voluntários.

O CEPAC foi criado há mais de 30 anos e já apoiou milhares de pessoas.

Apoio para os animais no incêndio de Monchique
Veja Também

Apoio para os animais no incêndio de Monchique

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Integrar Vidas
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Sandra Salvado/ Tiago MP Costa/ Vanessa Brízido.
  • Produção: RTP
  • Ano: 2025